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5 passos para começar a vender ainda hoje.


Em nossas visitas aos clientes não é difícil ouvir dos líderes a mesma história: - Todo mês é igual, nos dias finais o time está desesperado para bater a meta comercial, correndo atrás do tempo, derrubando a margem de lucro e mesmo assim, nem sempre conseguimos atingir os nossos objetivos.

Se para você isso também se repete, saiba que existem caminhos para seu time começar a vender mais e o processo não é tão longo assim. Nesse artigo, temos o objetivo de apresentar para você 5 passos para seu time começar a vender ainda hoje, que são simples de implementar e potencializam as chances de vendas do seu time e o alcance de novos resultados.

Mas antes de iniciarmos a explorar cada um desses passos para a venda, temos a responsabilidade de falar sobre o planejamento. Essa é uma questão fundamental para que gestores consigam colocar em prática qualquer dica sobre vendas e que possa também norteá-lo sobre estratégias, indicadores e desempenho. Se você gestor, ainda não pensa ou desenvolve o seu planejamento, é hora de começar a elaborar seu plano de ação seguindo os passos abaixo.


Vamos aos passos


1 - Organize seu time

Já faz tempo que um time comercial não é composto apenas de vendedores e que a ação de vender requer tarefas distintas que vão desde a busca por novos clientes até o relacionamento para a fidelização daqueles que já estão na casa. A inovação tecnológica trouxe recursos que auxiliam em cada uma dessas etapas, entretanto, o contato humano é fundamental para que todas elas aconteçam de forma plena e que gere no final de todo o processo, aquilo que todos queremos, aumentar os resultados.

Mas como todos sabemos, não existe uma receita de bolo, cada empresa tem seu modelo e a nossa dica aqui é para que cada gestor avalie seu time e busque encaixar cada perfil em uma das tarefas desse processo. Entendemos que para a venda acontecer, existem 3 etapas fundamentais e que cada uma delas requer habilidades específicas e por isso, pensando em dar um norte sobre o perfil dos profissionais mais adequados para cada uma dessas etapas, abordaremos alguns pontos a seguir.


Etapa 1 – A prospecção

Encontrar o cliente não é uma tarefa tão fácil, e isso demanda dedicação. Então, sugerimos que busque em seu time aquele profissional HUNTER, que deverá buscar, dentro de um perfil traçado, onde estão os seus clientes e fazer essa ação de prospecção, ou seja todas que antecipam a negociação em si. Na prática são profissionais caçadores, com um perfil mais ativo, com o foco em encantar o cliente e para isso, deve estar aberto a agendar mais reuniões e encontros com os prospects.


Etapa 2 – A negociação

Aqui estamos falando do fechamento da venda, então buscamos profissionais mais experientes em negociação e condução da assinatura do contrato. Para esse profissional é preciso compreensão do mercado e habilidades para captar as necessidades de cada cliente e cruzar com a sua oferta para persuadir o fechamento do negócio. Esse perfil exige uma escuta ativa, empatia e principalmente comunicação clara e efetiva.


Etapa 3 – Fidelização e relacionamento

Tão importante quanto as etapas anteriores, a fase da fidelização, ou melhor, retenção do cliente, deve ter atenção especial. Neste momento, é a hora de garantir que o cliente se sinta acolhido e com todas as suas necessidades atendidas e para isso é preciso um perfil que aplique dedicação constante, com escuta ativa e em especial, olhar para enxergar as demais oportunidades que não foram atendidas na negociação. Esse profissional será o responsável para indicar à empresa as necessidades mercadológicas e como é possível atender, dentro do seu portfolio, a satisfação global do cliente.


2 Conheça seu público

Antes de colocar o seu time para vender, é imprescindível saber para quem o seu produto ou serviço é direcionado, e compreender isso já faz sua empresa estar muito à um passo mais perto da venda. Quando se sabe o que irá ofertar, fica mais fácil de entender qual o perfil do seu público e traçar onde você irá buscá-lo e quais os canais sua empresa dispõem para atendê-lo.

Existem no mercado diversas ferramentas que contribuem para a construção do seu cliente ideal e ainda apontam dados que auxiliam sua equipe a traçar as soluções mais adequadas, que compõem seu catálogo, para cada cliente. Dessa forma, seu time poderá investir, com prejuízo mínimo, nos contatos certos e assim ser cada vez mais assertivo na sua oferta.


3 Aposte em ações que gerem up-sell

Muitas vezes a sua solução de vendas não está em buscar novos clientes, mas sim em conhecer melhor aqueles que já estão dentro de casa.

É fundamental que o time comercial fique atento às necessidades de cada cliente e assim enxergar as infinitas possibilidades que ele pode apontar. Aqui, não falamos apenas de fidelização, mas de geração de novas oportunidades com um menor esforço para superar os resultados.

Criar ações de up-sell geram um aumento do ticket médio dos clientes e contribuem para melhorar os resultados de vendas com menor esforço de tempo e trabalho, portanto, comece hoje mesmo a observar melhor o seu consumidor e entender de que forma sua empresa pode oferecer novas soluções que agreguem a sua proposta.


4 Crie um processo que facilite a compra

Entendemos que cada empresa e produto têm um processo de compra e venda que demanda tempo e ações específicos, mas desenvolver um processo que facilite essa efetivação irá contribuir para o melhor desempenho dos seus resultados.

Quanto mais burocrático e demorado for esse processo, menor as chances de efetivação da compra. Dessa forma, ofereça ao seu cliente, meios e canais que facilitem a venda e que tornem esse processo menos complicado e mais efetivo.

Entenda que o mercado está cada vez mais competitivo, e a concorrência está sempre de olho para fisgar o seu cliente. Por isso, invista em estratégias e recursos que contribuam com o desenrolar do seu processo de vendas.


5 Esteja sempre aberto para a inovação

Talvez você não tenha observado, mas em cada um dos passos anteriores, de alguma forma, citamos que existem ferramentas que contribuem para o processo de vendas, e sim, isso é uma verdade e que deve ser encarada de frente pelos líderes de times comerciais.

O mercado é generoso quando se fala em ferramentas de vendas, o importante é conhecer as suas necessidades e saber em quais delas é preciso atuar e assim qual recurso é mais adequado ao que você precisa.

A inteligência de dados oferece mais que inovação para o setor de vendas, ela é fundamental para que organizações possam definir seus objetivos e metas e traçar as estratégias mais adequadas e que irão levar sua empresa a alavancar as vendas e obter resultados ainda mais satisfatórios.

Com os dados extraídos de ferramentas de inovação, é possível ter previsibilidade de vendas e ganhos e agir em soluções antes que problemas indesejáveis aconteçam.

Com a ajuda da tecnologia é ter uma visão global de todo processo, e fazer a entrega para o time de informações mais precisas, facilitando o trabalho de cada etapa e deixando cada profissional mais livre para fazer exatamente aquilo que ele deve fazer, ou seja, vender.

Esperamos que esses 5 passos possibilitem grandes movimentos em sua empresa, mas se você ainda tem alguma dúvida, ou deseja ter acesso às estratégias de implementação dessas e de outras ações para melhorar as vendas do seu negócio, entre em contato com a gente, temos as melhores soluções para otimizar seu time e fazer sua empresa vender muito mais e melhor.


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